Skip to Store Area:

Loja Virtual DIDAI

Tudo o que você precisa saber sobre Sílica Gel


Sílica gel  (subir)

A Sílica Gel é um poderoso agente desumidificante e desidratante de extrema eficiência, simplicidade de uso, atóxico e baixíssimo custo, mundialmente recomendado para proteção de produtos, objetos e materiais diversos, contra umidade e a oxidação aérea.

Sua utilização assegura a integridade dos produtos e materiais, preservando características e propriedades originais até a utilização ou consumo, pois os mantém protegidos da ação nociva da umidade residual, oxidação e proliferação de fungos.

A Sílica Gel Dessecante não apresenta nenhum efeito adverso ou nocivo ao meio ambiente. Por ser um produto sintético totalmente atóxico e inerte quimicamente, seu descarte pode ser feito como lixo comum, sem qualquer risco de contaminação ao solo ou subsolo. Ingestões acidentais do produto demonstram total tolerância e inertibilidade do organismo humano e de animais à presença da Sílica Gel.

Os saches de Sílica Gel, age como agente de proteção dessecante e desumidificante de produtos em geral. Pode ser utilizado em gavetas, armários, caixas, cases, estantes,instrumentos musicais, filmes fotográficos, aparelhos auditivos, aparelhos eletrônicos, farmacêuticos, metal mecânico, produtos de couros e locais que necessitam de proteção e controle contra a umidade. .
 
A sílica é embalada em tecido não tecido (TNT) ou *tyvek  e está disponível em saches de 1 grama, 15g, 100g, 500g, 1kg, cápsulas de 1g ou a granel. Para tamanhos especiais, consulte-nos sobre dispoibilidade.

Granulometria (subir

1 a 3 mm
4 a 8 mm

Tipos  (subir
Sílica Gel branca 1 a 3mm 
Sílica Gel 100% azul (pigmentada com cobalto, que atua como indicador de saturação) 4 a 8mm
Sílica Gel mista (mistura de sílica branca com sílica azul) 1 a 3mm

Qual a diferença entre sílica azul e branca? (subir)

A sílica gel azul ou mista (50% branca e 50% azul), possui reagentes que mudam sua coloração durante o período em que está ativa, isto significa que o usuário consegue visualizar quando a sílica necessita ser substituida ou regenerada. A cor inicial azul torna-se rosa, o que significa que a ação dessecante perdeu o efeito.

Não há como prever o tempo de mudança de cor da sílica, pois este é uma fator variável que depende do grau de umidade que há no local a ser protegido. Em média, os sachês podem durar aproximadamente 30 dias.

É importante mencionar que no primeiro uso, dependendo da quantidade de sílica utilizada ( recomendamos um cálculo mínimo de 1kg de sílica para 1 metro cúbico de área a ser protegida ) e da umidade existente, a saturação neste primeiro momento poderá ser muito rápida pois, em um período aproximado de 5 horas, a sílica remove 80% à 90% da umidade presente. Assim, é possível que seja necessário uma substituição da sílica para manutenção e controle da umidade presente após o primeiro uso, que deve ser monitorada periodicamente.

Para obter um resultado mais preciso é necessário calcular a quantidade ideal de sílica para a área de aplicação. Clique aqui para saber mais.

A sílica azul pode ser regenerada quando aquecida e pode ser reutilizada por mais 2 ou 3 vezes, dependendo do grau de umidade do local onde está sendo usada. É mais apropriada para uso doméstico ou máquinários e equipamentos que requerem essa substituição no prazo correto.  Clique aqui para saber como fazer essa reutilização. link (http://www.e-didai.com.br/como-usar-silica-gel#answer8)

Recomendamos  ainda, que após a regeneração, seja adicionado uma quantidade aproximada de 20% de sílica nova, para garantir um melhor resultado.

A sílica branca possui a mesma ação dessecante porém ela não não altera sua cor durante o período em que está ativa, isso dificulta o usuário identificar que a sílica já perdeu o seu efeito e precisa ser substituida.

Por esse motivo, ela é um pouco mais barata do que a sílica azul e é mais utilizada para grandes quantidades em containers de exportação por exemplo, em que o usuário tem uma estimativa do tempo da viagem e sabe que quando a carga chegar ao destino a sílica já cumpriu sua função e poderá ser descartada.

O uso da sílica gel branca em uso combinado com sachês de sílica azul é uma boa solução para baixar os custos, se o uso for iniciado simultaneamente, é possível saber o momento em que a sílica perdeu o efeito, quando a sílica azul mudar de cor.

A sílica laranja possui a mesma função dessecante da sílica azul.
A Didai somente comercializa sílica gel azul e branca.

Especificação técnica (subir)

 A Sílica Gel é um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. (SiO2).
Atendem as exigências do Padrão Britânico BS-2540 (branca) e BS-3523 (azul) e atendem ou excedem as exigências e capacidade de absorção do padrão Alemão DIN, DIN 55473 além das especificações Militares dos E.U.A. - MIL-D-3464E.

Estocagem e manuseio (subir

A embalagem deve ser mantida fechada e em lugar seco.

Qual a quantidade ideal de sílica gel?  (subir)

Recomenda-se utilizar a Sílica Gel na seguinte proporção: 1 Kg de sílica gel para proteger um volume de 1 m3.


Clique aqui e baixe uma planilha que lhe ajuda neste cálculo.

Em casos de embalagens de máquinas, utensílios, objetos, etc. para exportação, esta recomendação também pode mudar em função das condições climáticas do local de origem, local de destino, duração da viagem e meio de  transporte.

Cada aplicação possui uma quantidade ideal e o tipo de sílica mais propício, por exemplo: para uso doméstico (armários ou gavetas) o idel é utilizar a sílica azul pois a mudança de cor permite visualizar a hora de substitui-la, já a sílica branca tem o mesmo efeito dessecante porém não é possível visualizar o tempo de saturação (tempo médio de 60 dias), esta é mais utilizada quando não há a necessidade de realizar a troca/regeneração da sílica ou para exportação por exemplo.

Caso tenha alguma dúvida com relação a aplicação ou qual modelo mais indicado, entre em contato conosco. Será um prazer orientá-lo.

Como utilizar a sílica gel?  (subir)

Os sachês são produzidos com tecido não tecido que são microperfurados e podem ser colocados diretamente nos locais, para a absorção da umidade.
Abra o pacote plástico que envolve o sachê somente no momento da utilização. Procure ter o menor contato manual possível com os sachês, pois a umidade das mãos interfere na performance do produto.
Não exponha os sachês antes do uso. Após a retirada da quantidade necessária à aplicação, feche rapidamente a embalagem, retirando todo o ar e guarde-a em local fresco e seco.
O tempo médio de duração de um sachê é de 60 dias, porém esse tempo é variável em função das condições de umidade encontradas em cada local. É sabido que haverá uma saturação mais rápida e um menor tempo de duração dos sachês na primeira aplicação do que nas demais, pois a quantidade de umidade,  inicialmente encontrada pelos sachês, será sempre maior do que nas seguintes. 

Como reutilizar a sílica azul? (subir)

 
A sílica azul torna-se rosa quando já está saturada. Esse é o momento de regenerá-la. Essa prática é recomendada que seja feita no máxima 2 a 3 vezes, pois com o tempo a sílica também absorve a poeira encontrada no ambiente e isso entope os poros o que compromete a sua eficácia. 

É necessário cortar cuidadosamente os sachês (corte suficiente para sair os granulados) e acomodar a sílica em uma forma que possa ser aquecida. A sílica deve ser seca lentamente, portanto deve-se levar ao forno em uma temperatura baixa (180º) por aproximadamente 1h30 minutos, esse é o tempo médio para um forno caseiro regenerar a sílica. Obs. Em média, em 30 minutos a sílica já deve voltar a cor azul, porém é ncessário deixá-la por mais tempo no calor para que se regenere completamente e tenha bom desempenho.

Obs. NÃO recomendamos o uso do microondas pois a regulagem de tempo e temperatura ainda não foi testada.

Após o período de aquecimento, espere esfriar e volte os granulados para os sachês e lacre-os.
Atenção: utilize luvas para manusear a sílica e evite contato constante com o produto, pois seu efeito dessecante pode desitradar e ressecar a pele.
Utilize novos TNT e faça você mesmo os sachês, que podem ser costurados por exemplo.
Essa mesma dica vale para os fracos a granel e para quem tem facilidade e gosta de trabalhos manuais. Basta fazer os sachês e colocar os granulados dentro. O resultado
será o mesmo. 

Onde usar sílica gel?  (subir) 

- gavetas
- armários
- sapateiras
- instrumentos musicais
- filmes fotográficos
- aparelhos auditivos
- aparelhos eletrônicos
- bibliotecas
- materiais de couros (bolsas, cintos, carteiras, jaquetas, calçados e etc.)
- alimentos acondicionados
- peças de máquinas
- móveis
- componentes eletrônicos
- produtos farmacêuticos manipulados
- kits de testes diagnósticos
- indústrias de componentes aeroespaciais
- produtos militares
- equipamentos médicos
- desidratação de flores

Esses são alguns exemplos possíveis para o uso da sílica gel. Muitas indústrias que exportam seus produtos também estão utilizando sílica gel para conservar o material durante a viagem/transporte.

Caso tenha alguma dúvida com relação a aplicação ou qual modelo mais indicado, entre em contato conosco.

Medidas de primeiros socorros  (subir)

Em caso de ingestão: Não induza vômito. Remova o material da boca. Beba 1 ou 2 copos de água ou leite. Caso tenha sido ingerida grande quantidade de material procure socorro médico.

Inalação: Remova de fonte de exposição. Caso apresente sintomas de inalação excessiva procure cuidados médicos.

Contato com a pele: Lave com água todo derramamento acidental na pele. Caso seja necessário procure orientação médica.

Contato com os olhos: Lave imediatamente com grande quantidade de água e procure orientação médica.

Informações ao médico: Não há tratamento específico. Material inerte em condições usuais, semelhante à areia. Havendo contato direto com a pele poderá ocasionar desidratação.